quarta-feira, 15 de maio de 2013

Palestras e oficinas sobre o Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil

Crianças participando da palestra sobre
abuso e exploração sexual

Um dos assuntos que mais causa repulsa na população brasileira é sem dúvida os crimes de violência sexual cometidos contra crianças e adolescentes. 

Em geral, a população está mais acostumada a associar o tema violência sexual aos casos de pedofilia, mais especificamente o estupro, esquecendo-se de considerar diversos outros fatores que podem levar crianças e adolescentes a serem vítimas de tamanho absurdo. As conversas como tentativa de seduzir a crianças, toques nas partes genitais, dentre outros fatores se configuram assédio sexual, e os pais devem ficar atentos a estes pontos.

Nós que formamos uma sociedade civil que acredita no poder da família e da força de nossas crianças e adolescentes, devemos estar atento aos vários tipos de violência sexual que podem ser cometidos a estes. Os danos e traumas para quem sofre este tipo de abuso podem ser irreparáveis caso não haja um tratamento específico como acompanhamento psicológico, psicopedagógico, uso de medicação especificada pelo médico ou psicanalista em alguns casos etc.

O Clube de Mães como instituição que cuida e investe no desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em comunidades vulneráveis do Recife, acredita que a proteção para estes começa na prevenção, ensinando-os a se protegerem dos assédios. Neste mês de Maio, no dia 18.05, marca o Dia Nacional do Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e o Clube de Mães durante toda esta semana tem trabalhado este tema em todas as oficinas e atividades como Baú de Leitura, Futebol, Teatro, Danças populares, Percussão, Informática, Artesanato, Pré-escolar (Baúzinho).

O tema em questão por ser tão importante, deve ser ensinado não apenas em instituições como ONG’s e escolas mas, principalmente pelos pais das crianças. Além de promover palestras e aulas educativas sobre o tema, estamos promovendo o conhecimento do tema através de atividades lúdicas como produção de cartazes, produção de frases educativas dentre outras.

É importante que os pais fiquem atentos a seus filhos sobre alguns sinais que as crianças podem apresentar caso estejam sofrendo algum tipo de abuso sexual. Entre os sinais, os mais frequentes são:

Medo ou pânico de alguma pessoa específica ou medo de ficar sozinhas com adultos de ambos os sexos.
Medo de lugares fechados e escuros
Mudanças súbitas de comportamento como alterações de humor constantes, estresse, choro sem aparente causa, mal estar físico etc.
Depressão
Comportamento agressivo
Enurese (xixi na cama) dentre outros.

É importante que sempre se denuncie aos órgãos competentes como:

Disque 100
Polícia Militar
Conselho tutelar
Ministério Público
Juizado da infância
Secretaria de Saúde

Confira algumas fotos das atividades que temos trabalhado esta semana:

Crianças produzindo os cartazes sobre o tema

Educadora Maria Socorro falando sobre o tema

Educadora Rosane ensinando as crianças do Pré-escolar







Nenhum comentário: