quinta-feira, 9 de maio de 2013

A importância da atividade esportiva para o desenvolvimento psicológico da criança

Participantes do futebol, comunidade do Josué Pinto

A prática esportiva como parte importante quanto ao cuidado com a saúde é algo fundamental para que uma criança tenha um desenvolvimento saudável em vários aspectos. 

Para que ela alcance a vida adulta de forma saudável, é necessário que ela tenha um desenvolvimento psicológico adequado, e um dos fatores que contribui ao estado psicológico é a atividade esportiva.

A Psicologia do esporte nos mostra que a atividade física e esportiva aplicada de forma correta para a faixa etária de cada criança é o fator fundamental para o crescimento saudável do mesmo. Diversos estudos apresentam de forma clara os fatores positivos para o desenvolvimento infantil no que diz respeito à maturação, coordenação motora, capacidades cognitivas e sociais.

Pensando nisso o Clube de Mães do Alto do Refúgio desenvolve diversas atividades físicas e esportivas para diversas crianças e adolescentes de várias comunidades do bairro de Nova Descoberta, em Recife-PE. Entre algumas atividades destaca-se a Oficina de Futebol, realizada em campos de futebol das comunidades com crianças de faixa etária entre sete e 16 anos divididos por categorias. 
Momento interativo e debate sobre temas relevantes

Durante quatro dias na semana crianças e adolescentes das comunidades do Alto do Refúgio (onde funciona a ONG), Alto do Rosário, Jardim Primavera e Josué Pinto desenvolvem as atividades de forma prática e lúdica, pois palestras e rodas de debates sobre diversos temas da sociedade são promovidas dentro da oficina em cada comunidade em seus respectivos dias. Além destas comunidades, diversas outras localizadas nas adjacências delas também são alcançadas, somando algo em torno de dez comunidades e um atendimento mensal direto e indireto a mais de 150 crianças e adolescentes.

Além do futebol, as crianças que preferem outro tipo de atividade podem participar de jogos de vôlei e do atletismo (ver fotos abaixo), onde o desenvolvimento psicológico, físico e cognitivo é explorado de forma positiva e eficaz. No dia a dia é perceptível o crescimento e desenvolvimento em algumas áreas de crianças e adolescentes, como a capacidade de socialização, companheirismo, saúde psicológica dentre outros. As atividades são oferecidas de forma padronizada, como no futebol,  pro exemplo, com chuteiras, meiões, calções e camisas, além do lanche que é oferecido após cada atividade.

As atividades são realizadas pelo Clube de Mães em parceria com a Visão mundial e o Instituto Telefônica. As crianças e adolescentes são participantes do projeto "Promovendo Infância, combate ao trabalho infantil"
Confira algumas imagens dos momentos vividos pelos participantes nestas atividades.













Nenhum comentário: