sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Construindo saberes e direitos através da educação integral

Alunos da oficina de Teatro do Clube de Mães
- Teatro Paulo Freire em paulista-PE
 O teatro e suas múltiplas linguagens, contribuindo para a educação de crianças e adolescentes dos bairros Nova Descoberta, Alto do Refúgio, Brejo do Beberibe e Córrego do Jenipapo, na Região Norte do Recife. Este é um dos eixos do Projeto Construindo Saberes e Direitos através da Educação Integral, que tem o Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio como proponente.

A rede de educação que vem sendo estruturada nessa região da capital pernambucana foi inicialmente constituída por organizações comunitárias, mas em 2012 foi ampliada, com a participação oficial de duas escolas públicas, a Escola Municipal Alto do Refúgio "Ivan Neves" e a Escola de Referência Ensino Médio "Álvaro Lins". Alunos destas escolas participam das atividades realizadas pelas parceiras, que também beneficiam jovens de outras escolas da região, como Escolas Estaduais Rotary de Nova Descoberta e "Irmã Magna" e Escola Municipal Alto da Brasileira.

Oficinas de teatro são oferecidas no Clube de Mães e ministradas por Ivan Tavares da Silva, o coordenador do projeto. Ele nota que o teatro é uma plataforma estratégica para promover a uma educação de qualidade, por implicar na convergência de várias linguagens artísticas: a música, a dança, a dramatização, as artes plásticas utilizadas na confecção dos cenários. Além disso, lembra Ivan Tavares da Silva, o teatro é atividade que permite o trabalho de várias disciplinas educacionais: a leitura, a escrita, o raciocínio lógico. E o teatro ainda envolve valores fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes: o trabalho em grupo, o respeito, a tolerância. E, claro, questões essenciais igualmente intangíveis: a criatividade, o sonho.

Inauguração das instalações renovadas da Associação Comunitária Cabo Hermito de Sá: novo espaço de aprendizagem

O coordenador observa que o projeto tem contribuído para alargar o horizonte cultural das crianças e adolescentes, ao possibilitar, por exemplo, a apresentação teatral em outros espaços que não os de sua própria comunidade. Em 2012 os jovens se apresentaram no Teatro Paulo Freire, em Paulista (PE), em função do espetáculo "Sanfona Encantada", uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", referência da cultura nordestina.

Durante a visita os meninos e meninas conheceram os bastidores, os camarins e demais instalações de um teatro, e interagiram com os atores do espetáculo. O Coral do Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio, proponente do projeto, também participou do espetáculo, cantando músicas em homenagem ao Gonzagão. O grupo teatral da Escola "Álvaro Lins", uma das novas parceiras do projeto, também participou, apresentando a esquete "A procissão". "Os jovens estão muito mais ativos, se tornaram protagonistas", diz Maria da Conceição Gomes, a "Maria Pequena", coordenadora do Clube de Mães.

Atividades do Projeto Construindo Sonhos também são desenvolvidas na Associação Cultural e Social para a Juventude. São oficinas de teatro, dança e letramento. "A participação no projeto está sendo muito importante para  os jovens, pois estão mais conscientes e fortalecidos em sua cidadania", afirma Enock Ramos, coordenador geral da Associação.

Outra linha do projeto é o reforço do letramento. A participação da outra parceria, a Associação Comunitária Cabo Hermito de Sá, é muito forte nesse sentido. "As atividades têm sido importantes para incentivar o gosto pela leitura, junto a crianças que não tinham o hábito e também têm essa situação em suas casas. A leitura tem efeitos imediatos na melhoria do vocabulário, da expressão e do próprio comportamento delas", salienta a professora Rosane Maria Lima da Silva.

As rodas do baú de leitura eram oferecidas na sede do Clube de Mães, mas a partir do final de 2012 passaram a ser ministradas na própria sede da Associação Comunitária Cabo Hermito de Sá, que teve as suas instalações renovadas com a reforma do teto. Com isso, a comunidade terá mais um espaço para o desenvolvimento das atividades do Projeto Construindo Sonhos. "É muito bom para as crianças, que agora têm as aulas mais perto de suas casas e os pais podem acompanhar mais de perto", resume o presidente da Associação Comunitária, Antônio Hindemburgo.

Atividades de leitura na Associação Cultural e Social para a Juventude



Fonte: Juntos pela Educação , Parceiro do Clube de mães dos Moradores do Alto do Refúgio

Nenhum comentário: