domingo, 31 de março de 2013

Comemoração do Dia da Páscoa emociona crianças e famílias no Clube de Mães




As datas comemorativas são importantes para o que representam e para o que nos passam através de mensagens reflexivas. O Natal, Dia dos Pais, das Mães, o Carnaval dentre outras são sempre importantes para refletirmos, comemorarmos e nos divertirmos. Desta vez, o Clube de Mães comemora a Páscoa, importante data que nos lembra a ressurreição de Jesus Cristo e um grande momento de reflexões, amor e fraternidade entre amigos e família.

A partir destas datas comemorativas, acreditando no quanto nossa cultura é importante e pode ser benéficas para as crianças, buscamos desenvolver diversas atividades que promovam não apenas o bem estar quanto ao desenvolvimento, mas também o conhecimento do que essas datas representam em nosso dia a dia no contexto atual de nossa sociedade. 


Durante toda essa semana da Páscoa as Crianças e adolescentes participantes das atividades dos projetos desenvolvidos pela instituição participaram de várias atividades em alusão ao Dia da Páscoa. Eles desenvolveram produção de cartazes, palestras sobre o verdadeiro significado e sentido da Páscoa, receberam os ovos de chocolates distribuídos pela instituição etc.

Ainda em comemoração a tão importante data, na última quarta feira, dia 27.03.2013, tivemos em nosso anexo na comunidade do Conjunto Habitacional Josué Pinto uma grande festa da Páscoa realizada para toda a comunidade. Brincadeiras, gincanas e distribuição de iogurtes animaram ainda mais a festa, além de um almoço especial de Páscoa.

Todos puderam participar ainda de uma aula especial de dança realizada pela educadora Maria Inês, responsável pela oficina de Danças Populares. Todos se divertiram e aprenderam passos de várias danças, formando assim uma verdadeira pista de dança e diversão no espaço. Cerca de 150 crianças e adolescentes foram atendidas direta e indiretamente através desta ação promovida pelo Clube de Mães.

Confira algumas fotos registradas nestes momentos:

Crianças se divertem na Festa da comunidade do Josué Pinto





Meninos aprendem os passos do Frevo






quarta-feira, 20 de março de 2013

O Clube de Mães participa do Seminário ANA

Participantes recebem certificado de participação do Seminário

Nos dias 11 e 12 de março, Aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda-PE Seminário ‘Ana’ - Aliança Nacional de Adolescente.

O evento reuniu diversos adolescentes e jovens do Recife e Região onde houve ministrações de palestras sob o tema “Adolescente Conectados por uma Copa Sem Violência Sexual”, visando alcançar pontos importantes como a prevenção e combate a violência sexual em nosso estado.

O Clube de Mães se fez presente no evento através da Educadora Social do Clube de Mães, Marluce Rodrigues e mais 02 adolescentes que participam como protagonistas do MJPOP (Monitoramento Jovem de Politicas Públicas).

Estava à frente do evento, a Rede ECPAT Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Criança e Adolescente e o Coletivo Mulher Vida além de várias outras ONGs para tratar os temas Violência Sexual (Abuso e Exploração), Direitos Sexuais e Reprodutivos e Exploração Sexual no Turismo. 

Foi um momento bastante rico e um grande espaço de articulação das políticas, sensibilização e formação na perspectiva de defender os direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Os temas relacionados a violência sexual são sempre difundidos no Clube de Mães através de palestras, apresentação de dados e muitas outras informações passada para crianças, adolescentes e famílias.

Confira mais fotos do evento e outras fotos na sessão fotos no menu inicial do blog:









sexta-feira, 15 de março de 2013

Compesa doa 50 ingressos para as crianças e adolescentes participantes das oficinas do Clube de Mães para apresentação cultural no Cinema São Luiz


A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa é uma organização que se preocupa com o social. Um exemplo disso foram os 50 ingressos doados para que crianças e adolescentes da comunidade vulnerável do Alto do Refúgio tivessem a oportunidade de assistir uma sessão de filme no Cinema São Luiz.

Para este momento, 47 crianças na faixa etária de 6 a 16 anos, 2 mães e 3 educadores sociais da Instituição foram até o Cinema São Luiz e assistiram ao filme As aventuras de Sammy. Para a educadora de danças populares Maria Inês, “Este momento foi muito importante para os participantes, visto que muitas crianças disseram emocionadas que nunca tinham assistido um filme em um cinema por falta de condições de pagar um ingresso”, Conta emocionada.

As mães presentes também expressaram que se interessaram em levar seus filhos ao cinema porque sempre tiveram este desejo, mas  infelizmente não havia condições financeiras para fazer. “Eles sempre assistiam filmes apenas em casa” – fala de duas mães. Segundo elas, o cinema é algo diferente, algo mais emocionante e que encanta toda e qualquer criança que tenha a oportunidade de ir!

Além da oportunidade de assistir o filme, foi um momento de muita interação entre as crianças e adolescentes, além do fato da educadora passar para as crianças e adolescentes a história do Cinema São Luiz o qual é um espaço de cultura para todos os recifenses.

Confira algumas fotos do evento:












Comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ação social emociona as mulheres no Clube de Mães


Mulheres que participaram das comemorações ao Dia Internacional da Mulher


No dia 08 de Março o Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio realizou mais um encontro de mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com mulheres colaboradoras da instituição e um grupo de sócias fundadoras que fazem parte da história de luta do Clube de Mães. 

Na ocasião, além de toda celebração e momentos de descontração, houve também uma palestra ministrada através da Diretora Presidente Maria da Conceição (Maria Pequena) sobre temas bastante relevantes para o cenário atual da mulher na sociedade como violência contra a mulher, sexualidade, importância da mulher na sociedade atual, dentre outros assuntos que trouxeram reflexões para todos os presentes. A intenção foi resgatar um pouco da história de luta das mulheres e trazer mensagens de autoestima, prevenção às doenças e cuidado com o bem estar.

Tivemos também uma ação social voltada para a beleza feminina onde a educadora Rosane Maria trocou um dia de educadora para ser a cabeleireira oficial do dia. Por isso, atendemos algumas mulheres que participaram do evento com tratamento de beleza gratuito como corte de cabelos, escova, chapinhas e cuidados com a estética. Contamos ainda com a presença de srª Carla, representando a PCR; a mesma falou sobre a história de luta das mulheres na sociedade. Enfim, este foi mais um momento marcante que mostrou a valorização que o Clube de Mães tem dado a cada mulher na atualidade.
Confira algumas fotos de tudo o que aconteceu no Dia Internacional da Mulher em nossa instituição:


Parte da equipe de Educadores Sociais

Parte da equipe de Educadores Sociais

Maria Pequena palestrando sobre a mulher dos dias atuais






Ação social voltada para as mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher