sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Em três décadas, Clube de Mães muda a realidade de moradores do Alto do Refúgio

Da Rádio Jornal 

 Contribuir com o desenvolvimento social de uma comunidade carente, da Zona Norte do Recife. Há 30 anos isso nem era pensado. Hoje é uma realidade. 

 Tudo por conta da força de vontade de uma mulher – Dona Maria Francisca da Conceição, ou, simplesmente, Maria Grande. Conheça mais dessa história no flash de Éverson Teixeira, da Rádio JC/CBN.






Publicado originalmente na Rádio Jornal

domingo, 20 de janeiro de 2013

Celebração do Natal 2012 do Clube de Mães

Papai Noel com os presentes que foram
entregues as crianças
As comemorações de fim de ano sempre nos trazem momentos de alegria, paz e felicidade. Especialmente no Natal, reunimos a família e os amigos para agradecer e celebrar uma tão importante data, bem como firmar os vínculos afetivos e de amizade.

Falando em natal, o dia 26 de dezembro de 2012 ficará marcado na memória das crianças e adolescentes da comunidade do Alto do Refúgio e adjacências. Neste dia, crianças, adolescentes, pais e mães participaram do 3º jantar natalino promovido pelo Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio. O evento reuniu diversos líderes comunitários, coordenadores de projetos e instituições parceiras, como, por exemplo, a Visão Mundial.

Presidente Maria Pequena discursa na abertura da festa
Neste evento, mais de 600 crianças, adolescentes e famílias participaram da festa. Conforme programado, o evento teve início às 15 horas com a palavra da Diretora Presidente do Clube de Mães, Maria da Conceição, conhecida por Maria Pequena que agradeceu a presença de cada um dos participantes. 

Ela também falou sobre as conquistas do Clube de Mães em 2012, bem como sua importância e representatividade na comunidade do Alto do Refúgio e adjacência. Em seguida, o pastor Ivaldo Sales foi convidado a fazer a oração por todos os presentes. O mesmo trouxe uma reflexão Bíblica no Livro dos Salmos e reforçou a importância do trabalho realizado pelo Clube de Mães em prol das comunidades vulneráveis.

Logo após, foi servido um jantar para todos os presentes. Como em todos os anos, todos tiveram a oportunidade de se alimentar com um cardápio variado de alimentos. Salientamos que a Empresa Pedrosa doou picolés para distribuir entre a criançada. 
Jantar foi servido para todos os presentes na festa

O jantar durou cerca de duas horas e meia e a partir daí, houveram apresentações do pastoril, Peça Menino Jesus, bem como a apresentação de “Mateu e Catirina” através dos educadores Márcio Silva e Ivan Tavares. Contamos ainda com o grupo de dança cultural da escola Ivan Neves.

Entre os nossos visitantes estavam os funcionários e diretores da Empresa Tecnoset que são padrinhos de crianças e adolescentes da comunidade através do sistema de apadrinhamento da Visão Mundial. Como em todos os anos, eles sempre visitam suas crianças, dando assim um grande exemplo de responsabilidade social.

Tivemos também a honra de receber vários jovens da Igreja Batista da Capunga. A referida instituição mobilizou os seus jovens e arrecadaram brinquedos. Ao final da festa, 1700 brinquedos foram entregues às crianças pelo Papai Noel. Este foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da festa onde crianças com um sorriso no rosto demonstravam a gratidão e satisfação de receberem seus brinquedos das mãos do Papai Noel.

Como grande personagem da festa, o Papai Noel chegou ao Clube de Mães e foi recepcionado de forma calorosa por todas as crianças. Este é o 3º ano em que a Funerária Casa Forte nos prestigia com a presença voluntária do Papai Noel. A festa foi encerrada as 20:00 horas com a despedida do papai Noel.

Confira abaixo algumas fotos da festa e na sessão “fotos” na página inicial muitas outras.

Coral Natalino com crianças da faixa etária de 063 a 06 anos
Papai Noel entrega presentes as crianças
As crianças estavam ansiosas por receberem
os presentes das mãos do Papai Noel
Multidão se presente para celebração do Natal

O jantar contou com comida balanceada, de qualidade e saudável
Crianças apresentam a peça "Menino Jesus", teatro ao ar livre

Peça "Menino Jesus"
Apresentação do "Pastoril", crianças e adolescentes da Oficina de dança

Aluna da oficina de Dança

Educadores Ivan Tavares e Márcio Silva apresentando a peça "Mateu e catirina"



Confira outras fotos de nossa celebração de Natal na Sessão "Fotos" no menú inicial do blog.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Construindo saberes e direitos através da educação integral

Alunos da oficina de Teatro do Clube de Mães
- Teatro Paulo Freire em paulista-PE
 O teatro e suas múltiplas linguagens, contribuindo para a educação de crianças e adolescentes dos bairros Nova Descoberta, Alto do Refúgio, Brejo do Beberibe e Córrego do Jenipapo, na Região Norte do Recife. Este é um dos eixos do Projeto Construindo Saberes e Direitos através da Educação Integral, que tem o Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio como proponente.

A rede de educação que vem sendo estruturada nessa região da capital pernambucana foi inicialmente constituída por organizações comunitárias, mas em 2012 foi ampliada, com a participação oficial de duas escolas públicas, a Escola Municipal Alto do Refúgio "Ivan Neves" e a Escola de Referência Ensino Médio "Álvaro Lins". Alunos destas escolas participam das atividades realizadas pelas parceiras, que também beneficiam jovens de outras escolas da região, como Escolas Estaduais Rotary de Nova Descoberta e "Irmã Magna" e Escola Municipal Alto da Brasileira.

Oficinas de teatro são oferecidas no Clube de Mães e ministradas por Ivan Tavares da Silva, o coordenador do projeto. Ele nota que o teatro é uma plataforma estratégica para promover a uma educação de qualidade, por implicar na convergência de várias linguagens artísticas: a música, a dança, a dramatização, as artes plásticas utilizadas na confecção dos cenários. Além disso, lembra Ivan Tavares da Silva, o teatro é atividade que permite o trabalho de várias disciplinas educacionais: a leitura, a escrita, o raciocínio lógico. E o teatro ainda envolve valores fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes: o trabalho em grupo, o respeito, a tolerância. E, claro, questões essenciais igualmente intangíveis: a criatividade, o sonho.

Inauguração das instalações renovadas da Associação Comunitária Cabo Hermito de Sá: novo espaço de aprendizagem

O coordenador observa que o projeto tem contribuído para alargar o horizonte cultural das crianças e adolescentes, ao possibilitar, por exemplo, a apresentação teatral em outros espaços que não os de sua própria comunidade. Em 2012 os jovens se apresentaram no Teatro Paulo Freire, em Paulista (PE), em função do espetáculo "Sanfona Encantada", uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", referência da cultura nordestina.

Durante a visita os meninos e meninas conheceram os bastidores, os camarins e demais instalações de um teatro, e interagiram com os atores do espetáculo. O Coral do Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio, proponente do projeto, também participou do espetáculo, cantando músicas em homenagem ao Gonzagão. O grupo teatral da Escola "Álvaro Lins", uma das novas parceiras do projeto, também participou, apresentando a esquete "A procissão". "Os jovens estão muito mais ativos, se tornaram protagonistas", diz Maria da Conceição Gomes, a "Maria Pequena", coordenadora do Clube de Mães.

Atividades do Projeto Construindo Sonhos também são desenvolvidas na Associação Cultural e Social para a Juventude. São oficinas de teatro, dança e letramento. "A participação no projeto está sendo muito importante para  os jovens, pois estão mais conscientes e fortalecidos em sua cidadania", afirma Enock Ramos, coordenador geral da Associação.

Outra linha do projeto é o reforço do letramento. A participação da outra parceria, a Associação Comunitária Cabo Hermito de Sá, é muito forte nesse sentido. "As atividades têm sido importantes para incentivar o gosto pela leitura, junto a crianças que não tinham o hábito e também têm essa situação em suas casas. A leitura tem efeitos imediatos na melhoria do vocabulário, da expressão e do próprio comportamento delas", salienta a professora Rosane Maria Lima da Silva.

As rodas do baú de leitura eram oferecidas na sede do Clube de Mães, mas a partir do final de 2012 passaram a ser ministradas na própria sede da Associação Comunitária Cabo Hermito de Sá, que teve as suas instalações renovadas com a reforma do teto. Com isso, a comunidade terá mais um espaço para o desenvolvimento das atividades do Projeto Construindo Sonhos. "É muito bom para as crianças, que agora têm as aulas mais perto de suas casas e os pais podem acompanhar mais de perto", resume o presidente da Associação Comunitária, Antônio Hindemburgo.

Atividades de leitura na Associação Cultural e Social para a Juventude



Fonte: Juntos pela Educação , Parceiro do Clube de mães dos Moradores do Alto do Refúgio

Clube de Mães ajuda a mudar realidade de Nova Descoberta


O repórter Everson Teixeira, da Rádio Jornal, subiu  o morro para contar a história do Clube de Mães Alto do Refúgio, localizado no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Em 1982, a força de vontade de uma mulher, Maria Francisca da Conceição, conhecida como Maria Grande, começou essa iniciativa.
Atualmente o espaço ajuda duas mil crianças diretamente e pelo menos seis mil pessoas de forma indireta.
A atual presidente da Ong, dona Maria Pequena, está em busca de novas parcerias. O custo básico para manter o clube de maes chega a 5 mil reais. O telefone para contato do Clube de Mães é o 3265-7561.


Crédito das fotos: Adriano Rosa/site Juntos pela Educação

Fonte: Programa Atitude Cidadã

Clube de Mães moderniza sua logomarca


No ano de 2012, o Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio completou 30 anos de fundação. Muitas conquistas já se concretizaram e muitas outras virão. 

Diante de tantos trabalhos prestados a comunidade, a instituição vem se renovando a cada ano e construindo saberes, direitos para crianças e adolescentes das comunidades do Alto do Refúgio e adjacência.

Em 2012 muitas mudanças ocorreram. Uma delas foi à logomarca da instituição. Na verdade, não uma mudança, mas uma adequação ao momento que vivemos atualmente. 

Na nova logo, uma mãe protege seus filhos ao mesmo tempo que ensina, educa e os prepara para o mundo. Certamente, essa nova logomarca se encaixa em nossa proposta de trabalho que é ensinar crianças e adolescentes a se tornarem verdadeiros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres.

Confira abaixo a imagem da nova logomarca:



O Clube de Mães valoriza a cultura através da dança



A valorização da cultura de um povo é algo imprescindível. Através dela, divulgamos para o mundo muito do que representamos, além de fortalecer o conhecimento de nossas origens e preservação de nossa história para o desenvolvimento de nosso futuro.

Pensando nisso, o Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio fundou há dez anos o Grupo Maracatu Nação Refúgio cujo objetivo é valorizar a cultura afrodescendente e pernambucana. Atualmente, o grupo é formado por 12 crianças e adolescentes os quais participam frequentemente das oficinas pedagógicas de teatro, danças populares e percussão.

Salientamos que o Grupo Maracatu Nação Refúgio tem propagado suas apresentações em vários eventos públicos nos diversos bairros do Recife, bem como em escolas e outras instituições. Além disso, ressaltamos que a atividade de dança em si torna-se um exercício para manutenção da boa saúde das crianças e adolescentes que frequentam a instituição.



Confira algumas fotos do Grupo Maracatu Nação Refúgio onde crianças e adolescentes se apresentam em eventos do Clube de Mães e em outras instituições: